Fundo Baobá

Sede: São Paulo / SP

R$ 905.000,00
Doados

História da doação

O Fundo Baobá é o único fundo filantrópico dedicado exclusivamente à apoiar iniciativas de promoção da equidade racial para população negra. No contexto da pandemia, o Fundo Baobá optou por apoiar ações voltadas às populações quilombolas, ribeirinhas, em situação de rua, privadas de liberdade, indígenas, migrantes e refugiados, além de comunidades periféricas.
As doações emergenciais foram de R$ 2,5 mil para pessoas ou organizações. Em 12 dias do edital aberto foram recebidos 1037 pedidos. As solicitações foram avaliadas e os recursos transferidos em até 25 (vinte e cinco) dias após a inscrição.
O foco do edital foi a prevenção. Por isso, as doações privilegiaram, além da distribuição de insumos, levar informação sobre como se prevenir para quem muitas vezes não tem acesso.
Com esse foco, o Fundo Baobá também atuou prevenindo e combatendo as fake news que disseminaram, durante bom tempo, informações equivocadas sobre a doença, minimizando seus riscos, formas de contágio e danos.
Além do edital de doações emergenciais, o Fundo Baobá fechou parceria com o Desabafo Social para mobilizar e apoiar jovens – um grupo estratégico na realização de ações criativas junto às comunidades. Com essas iniciativas, foram impactadas direta ou indiretamente 18 mil pessoas e 1200 famílias.

Doações efetuadas

O que foi doado?

Dinheiro

Como foi doado?

Doação direta para pessoa física; Doação para execução de ações e projetos próprios

Municípios beneficiados pelas doações

Salvador / BA; Sobral / CE; Imperatriz / MA; Miranda do Norte / MA; Belém / PA; Olinda / PE; Foz do Iguaçu / PR; Rio de Janeiro / RJ; São Gonçalo / RJ; São Paulo / SP; Votuporanga / SP

No que as doações resultaram

EPI’s e higienização; Alimentação e Bebidas; Ações de comunicação e conscientização para combate da Covid-19

Públicos-alvo das doações

Grupos sociais vulneráveis e, por isso, particularmente expostos aos efeitos da pandemia

Beneficiários da doação

18.000 pessoa(s) beneficiada(s)
1.200 família(s) beneficiada(s)